https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/issue/feed REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI 2021-05-28T17:42:01+00:00 Mussa Abacar mabacar@unirovuma.ac.mz Open Journal Systems <p>A Revista <em>Suwelani</em> é uma revista de carácter multidisciplinar que agrega no seu corpo diferentes linhas de produção científica nas diferentes áreas de conhecimento. Editada pela Universidade Rovuma, apoia os cursos de graduação e pós-graduação na divulgação de pesquisas científicas.</p> <p>O propósito da <em>Revista Suwelani</em> é de ser um veículo ou um espaço de divulgação e socialização de conhecimentos produzidos por meio de pesquisas e experiências diversas. A revista tem periodicidade semestral e é divulgada no idioma português, em formato eletrónica no Website da Revista.</p> https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/32 EDITORIAL 2021-05-26T10:44:46+00:00 Universidade Rovuma revistasuwelani@unirovuma.ac.mz <p>EDITORIAL</p> 2021-05-26T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/40 Expediente 2021-05-28T16:27:57+00:00 Universidade Rovuma revistasuwelani@unirovuma.ac.mz <p>Expediente</p> 2021-05-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/19 REVISTA SUWELANI 2021-05-20T11:22:10+00:00 Universidade Rovuma revistasuwelani@unirovuma.ac.mz <p>A revista Suwelani (termo emakhuwa que significa “saibam”), é uma revista de carácter multidisciplinar que agrega linhas de produção científica de diferentes áreas de conhecimento.</p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/7 A PEDAGOGIA DOS CONTOS POPULARES: UM CONTRIBUTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO 2021-05-19T13:21:20+00:00 Ramadane Carimo ramadanecarimo@gmail.com Helena Muando helenamuando@gmail.com <p><span class="fontstyle0">A presente comunicação pretende reflectir sobre a função pedagógica dos contos populares no processo de ensino-aprendizagem, em pleno séc. XXI, com o advento da globalização em que as sociedades interagem mutuamente e, de igual modo, persistem na defesa dos seus interesses. Esta reflexão permitiu-nos concluir que os contos populares desempenham um papel de extrema importância na formação do homem enquanto ser gregário e; desta forma, sugere-se repensar na necessidade de redobrar a integração de abordagens contínuas de contos populares no ensino secundário geral, com incidência na 11ª classe.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/8 VALE MAIS PREVENIR QUE REMEDIAR: DESAFIOS DOS CONSELHOS DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO NA PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DA COMUNIDADE ESCOLAR FACE À COVID-19 2021-05-20T09:17:36+00:00 António Carvalho atobacar@gmail.com Gildo Aliante gildoaliante@gmail.com <p><span class="fontstyle0">A pandemia da Covid-19 trouxe profundas mudanças na vida social, nas instituições de ensino, de trabalho e das organizações em geral, pois, enquanto a doença perdura e não se descobre o medicamento para a sua cura, a sociedade é chamada a adaptar-se para fazer face ao novo<br />normal. As repercussões decorrentes da pandemia da Covid-19 no sector da educação são evidentes na qualidade de ensino e aprendizagem, além do impacto negativo na saúde mental e na qualidade de vida da comunidade escolar. Pretende-se com este artigo reflectir sobre os desafios dos conselhos das escolas do ensino básico na preservação da saúde da comunidade escolar face à Covid-19. A pandemia impõe maior engajamento dos conselhos para apoiar as escolas na promoção de medidas de prevenção adequadas, de modo que estas não se transformem em focos de transmissão da doença. A educação em saúde é fundamental para que a comunidade escolar possa se consciencializar acerca das medidas de prevenção do contágio da Covid-19. É preciso a promoção, no contexto escolar, de campanhas de consciencialização sobre os perigos da Covid-19 e fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção, tais como: distanciamento físico, uso das máscaras por parte de todo aquele que acessa o recinto escolar, rastreio da temperatura, lavagem das mãos, desinfecção das salas de aulas, casa de banhos e demais locais de uso público.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/9 TEORIAS DE APRENDIZAGEM: SUA APLICAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO 2021-05-20T09:29:11+00:00 António João hiwasantos10@gmail.com <p><span class="fontstyle0">Este texto resulta de revisão bibliográfica e procura reflectir sobre a aplicação das diferentes teorias de aprendizagem (comportamentalistas, cognitivistas e humanistas) no ensino primário. A revisão de literatura de fontes que abordam a temática de teorias de aprendizagem permitiu a discussão de ideias dos autores analisando o sentido, as convergências, diferenças de abordagem entre as teorias e sua aplicação prática. Enquanto os psicólogos comportamentalistas explicam que a aprendizagem é influenciada por reflexos condicionados (estimulo-resposta) e estímulos incondicionados, os cognitivistas falam da necessidade de ter em conta os processos mentais como a percepção, a memória, a motivação, a atenção, as expectativas, os interesses, as aptidões, a inteligência, etc., para organizar as actividades de aprendizagem. Os psicólogos humanistas, por sua vez, enfatizam os aspectos de natureza humana: relações interpessoais, relação de confiança entre professor aluno, valorização do aspecto afectivo por agregar o orgânico e o social como influenciadores do ensino e a aprendizagem. O estudo indica que as teorias comportamentalistas de aprendizagem podem ser usadas para o reforço de comportamentos positivos que promovem a aprendizagem e consideram que todos os comportamentos são reforços. Também servem de horizonte do professor para planificar de acordocom as necessidades formativas capazes de operarem transformações no aluno. As actividades de aprendizagem são organizadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos alunos. São usadas para a gestão curricular e de salas de aula, organização pedagógica, trabalho colaborativo e criação de ambiente adequado em função dos recursos necessários e adaptados ao contexto dos alunos e da escola.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/10 ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO 2021-05-20T09:44:39+00:00 Eleutério Simões eleuterioantoniosimoes@gmail.com <p><span class="fontstyle0">Este artigo tem por objectivo analisar as estratégias de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior privado. Serviu-se duma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualiquantitava. A amostra foi constituída por 200 estudantes de ambos sexos, que cursavam Psicopedagogia e, Gestão e Administração Educacional. Para a recolha de dados foram aplicadas a entrevista semi-estruturada e a Escala de Estratégias de Aprendizagem para os alunos do ensino superior (EEA-sup). A análise de dados deu-se através da técnica de análise de conteúdo categorial e do programa estatístico SPSS, versão 20. Os resultados demonstram que os estudantes aplicam estratégias de aprendizagem: cognitiva, metacognitiva e organizacional. A aplicação das estratégias difere em função das variáveis sociodemográficas. Um número considerável tem a noção de diferentes tipos de estratégias e aplicam-nas quando necessário. Ademais, outros aplicam as mesmas que utilizavam na escola secundária, sendo por isso necessário serem implementados recursos académicos individuais e colectivas que possam levar os estudantes a reajustar as estratégias ao nível de exigência do Ensino Superior.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/11 ENSINO BILINGUE EM ANCUABE: EXPERIÊNCIAS DE (IN)SUCESSO 2021-05-20T10:01:39+00:00 David David daviddavid@gmail.com Francisco Francisco ffrancisco@unirovuma.ac.mz Vinólia Francisco vinóliafrancisco@gmail.com <p><span class="fontstyle0">Este estudo surge da necessidade de compreender as experiências de (in)sucesso no contexto da educação bilingue. Tal iniciativa explica-se pelo facto de Moçambique ser um país multilingue com mais de vinte (20) línguas </span><span class="fontstyle2">Bantu</span><span class="fontstyle0">, razão pela qual no passado o insucesso escolar foi frequentemente explicado e associado ao sistema monolingue, dadas as dificuldades de domínio da língua oficial portuguesa por alunos do ensino primário. Partindo do modelo de interdependência linguística de Cummins, o estudo inclui uma abordagem qualitativa sob a análise de conteúdo temática de Bardin. Para o efeito, foram realizadas entrevistas estruturadas com seis (6) professores e três (3) membros do conselho, de três (3) escolas primárias do distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, respectivamente. Diante disso, foi garantido o anonimato e o livre consentimento dos participantes. Feita a inferência, os resultados apontam para (i) falta de formação de professores, (ii) recursos educacionais insuficientes, (iii) necessidade de formação na área e (iv) necessidade de envolvimento parental activo no processo, como sendo os factores implicados no insucesso do ensino bilingue. Das limitações do estudo, mais pesquisas podem ser realizadas, abrangendo mais escolas da região e do país. Além disso, estudos quantitativos podem aprofundar o comportamento do constructo, mais para aspectos sociopolíticos e psicossociais de gestores, professores e alunos.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/12 GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS MEMBROS DE DIREÇÃO DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LICHINGA 2021-05-20T10:06:26+00:00 Roberto Ramos RobertoRamos@gmail.com Felipe Angst FelipeAngst@gmail.com <p><span class="fontstyle0">A gestão democrática no ambiente educacional, validado nos referenciais teóricos e dispositivos legais nacionais, são indispensáveis para a efetivação de uma educação de qualidade tendo em conta o papel primordial dos gestores em instituições de ensino percebe-se a importância de construir um projeto de forma coletiva por meio da gestão democrática. A pesquisa, tipo estudo de caso, artigo original, problematiza as concepções dos gestores que exerceram a função directiva, no ano de 2020, numa escola secundária, situada na cidade de Lichinga – Moçambique. Aborda práticas, limites, desafios e a importância da gestão democrática no âmbito da gestão escolar e de que forma tais concepções se relacionam com os referenciais teóricos e dispositivos legais da educação moçambicana. Busca, na fundamentação teórica, abordagens relativas a gestão democrática, como fonte de inspiração na ação da gestão escolar na contemporaneidade. Nos dispositivos legais nacionais, recorre aos documentos difundidos pelo Estado Moçambicano na actualidade, que orientam a gestão escolar, e que possuem como premissa a gestão democrática no ambiente escolar. Dentre os achados, destacam-se: a) A necessidade da formação continuada dos gestores; b) Importância da comunicação interna da escola e a ruptura com questões culturais que engessam a gestão; c) a gestão de recursos financeiros e de infraestrura é um grande desafio para a manutenção da escola e a qualidade de ensino; d) ficou evidenciado a realização e seguimento do planeamento institucional; e) A actuação em equipa, com viés democrático e participativo da gestão escolar.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/13 ESTRUTURA DAS ORAÇÕES CONCESSIVAS NO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE: EMBORAQUEÍSMO 2021-05-20T10:10:19+00:00 Andalito João andalitojoao@unirovuma.ac.mz <p><span class="fontstyle0">Este artigo tem como objectivo explicar o </span><span class="fontstyle2">emboraqueísmo</span><span class="fontstyle0">1</span><span class="fontstyle0">. A colecta de dados consistiu de um questionário a 30 alunos do nível médio. Através de uma pesquisa explicativa, foram usados os métodos comparativo, estatístico e hipotético-dedutivo. Portanto, com a validação das hipóteses, chegou-se à conclusão de que os factores que influenciam a ocorrência do </span><span class="fontstyle2">emboraqueísmo </span><span class="fontstyle0">são – a generalização no emprego da conjunção </span><span class="fontstyle2">que </span><span class="fontstyle0">como protótipo universal das orações subordinadas; a locução conjuncional </span><span class="fontstyle2">embora que </span><span class="fontstyle0">deve-se à generalização da estrutura </span><span class="fontstyle2">Adv + que </span><span class="fontstyle0">na formação das locuções concessivas; o modo indicativo no </span><span class="fontstyle2">emboraqueísmo </span><span class="fontstyle0">deve-se à aproximação sintáctico-semântica entre orações concessivas e as orações adversativas.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/14 ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO LOCAL NUMA DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS COMPLETAS DE LICHINGA: UM ESTUDO DE CASO 2021-05-20T10:16:24+00:00 Almeida Gomundanhe almeidagomundanhe@gmail.com Felipe Angst fangst@ucm.ac.mz <p><span class="fontstyle0">O presente artigo científico tem como objecto de estudo o currículo local. A sua implementação nas escolas permite a integração dos conteúdos localmente definidos. Este processo visa valorizar as experiências dos alunos e, por conseguinte, responder as necessidades da população onde os mesmos se encontram inseridos. Deste modo, procuramos compreender o nível de implementação do currículo local numa das Escolas Primárias Completas (EPC) que se localiza ao redor da cidade de Lichinga. Para o alcance deste objectivo, orientamo-nos pelas seguintes questões de investigação: a) que concepção os professores têm sobre o currículo local? b) quais os intervenientes que definem os conteúdos locais leccionados na escola? c) quais são os desafios que existem na implementação do currículo local? d) como é que os professores gerem o tempo de leccionação dos conteúdos locais? Quanto ao tipo de estudo, privilegiamos o de caso de carácter qualitativo combinado com a técnica de entrevista dirigida a três professoras e a directora pedagógica da escola. Depois do processo de recolha de dados, seguimos com a fase de análise e discussão dos resultados, mas recorrendo para o efeito a técnica de análise de conteúdo caracterizada pela categorização de dados. O estudo indicia que os professores têm uma noção vaga sobre o conceito de currículo local o que influencia no nível de implementação, e o elevado número de alunos na sala de aula e a não inclusão dos outros intervenientes na definição dos conteúdos locais configuram dentro dos baixos níveis de implementação do currículo local.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/15 NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS 10 AOS 14 ANOS DE IDADE: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS COMPLETAS DE NAPIPINE, MUTAUANHA E MUATALA - CIDADE DE NAMPULA 2021-05-20T10:44:49+00:00 Israel José israelclaudiojose80@gmail.com Domingos Mirione domingosmirione@gmail.com Juliana Muchiguere julianamuchiguere@gmail.com Olina Lazaro olinalazaro@gmail.com <p><span class="fontstyle0">A coordenação motora está aliada ao desempenho dos indivíduos nas tarefas garantindo a produção de ações motoras precisas e equilibradas. Através do teste KTK (Körperkoordinations test für Kinder), foram avaliadas 94 adolescentes (46 masculinos e 48 femininos), de 10 a 14 anos de idade. A análise dos dados foi efetuada no programa estatístico SPSS, versão 25.0, com o nível de significância mantido em 0.05, tendo consistido na estatística descritiva básica e na inferencial o </span><span class="fontstyle2">T test </span><span class="fontstyle0">de medidas independentes. Os resultados permitiram constatar diferenças estatísticas significativas no quoeficiente motor geral (QMG), TE e SL para os masculinos, no QMG 1 na perturbação, 39 normal, 44 boa e 10 na alta. Houve défices coordenativos nalgumas tarefas e inclusive no QMG, nas quais denotam um atraso no desenvolvimento das mesmas alertando a necessidade de criar programas específicos para devolver ao ritmo normal de desenvolvimento.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/16 RELAÇÃO ENTRE A ROTATIVIDADE, A INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 2021-05-20T11:02:56+00:00 Atanásio Leite latanasio@ymail.com <p><span class="fontstyle0">Actualmente as organizações se deparam com o desafio de atracção e retenção de colaboradores em função do aumento da rotatividade que ocorre por vários motivos, dentre os quais se destacam a falta de informação e orientação profissional, política salarial e os benefícios que a organização oferece, o crescimento interno, o desenho dos cargos, o relacionamento humano e as condições físicas e psicológicas de trabalho. O presente estudo com o tema Relação entre a Rotatividade, a Informação e Orientação Profissional, identificou que o principal factor que concorre para o elevado índice de rotatividade nas organizações está baseado na falta de implementação efectiva de um processo de Informação e Orientação Profissional aos candidatos ao emprego. Baseada em pesquisa bibliográfica, o trabalho teve como objectivo analisar a relação que se estabelece entre a rotatividade e a Informação e Orientação Profissional. Ela permitiu verificar que para manter os colaboradores comprometidos com os objectivosorganizacionais precisam de ter um autoconhecimento, uma informação detalhada sobre a<br />profissão ou carreira, definição e compreensão dos objectivos pessoais e profissionais tendo em conta as suas habilidades e motivações, elementos que são despertados nas sessões de Informação e Orientação Profissional. Considerando os resultados, foram deixadas as possíveis sugestões que poderão, de algum modo, propiciar melhorias na administração dos colaboradores e concorrer para a redução da rotatividade sendo de destacar, para além de uma implementação efectiva de informação e orientação profissional, o desenho e implementação de um plano de treinamento e capacitação contínuo, o estabelecimento de metas individuais e de equipa, a definição de oportunidades e desafios para os seus colaboradores e melhoria permanente de qualidade de vida dos mesmos.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/17 EFEITOS PSICOSSOCIAIS DA GRAVIDEZ EM ALUNAS ADOLESCÊNCIA DO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE NAMPULA 2021-05-20T11:12:55+00:00 Celestino Alexandre celestinoalexandre@gmail.com Gildo Aliante aliantegildo@yahoo.com.br Bonciano Saquina boncianosaquina@gmail.com Sérgio Sumila sérgiosumila@gmail.com <p><span class="fontstyle0">A gravidez na adolescência é considerada como um importante problema de saúde pública que preocupa tanto os governos de diversos países como pesquisadores de diferentes áreas (p.ex. Psicologia, Educação, Serviço Social e Saúde), pois a sua ocorrência pode acarretar sérias consequências físicas, psíquicas e sociais na rapariga. Este estudo teve o objectivo de compreender as implicações psicossociais da gravidez precoce em alunas adolescentes de uma escola secundária pública situada na cidade Nampula. O estudo do tipo exploratório e denatureza qualitativa baseou-se numa entrevista dirigida a 51 alunas do 1º ciclo (8ª a 10ª classe), com idades compreendidas entre 16 a 28 anos. Os resultados alcançados indicam que a maioria das participantes concebeu antes de completar 18 anos de idade. Actualmente, as participantes mostraram ter informações e conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva e planeamento familiar que foram obtidas através de amigas, mães, profissionais de saúde e ritos de iniciação. A imposição por parte dos parceiros para não usar preservativo no acto sexual, falta de diálogo/conversa familiar sobre a sexualidade, falta de condições materiais e financeiras e receio/vergonha de usar métodos de planeamento familiar foram apontados como principais factores da gravidez na adolescência. A ocorrência da gravidez nas alunas entrevistadas ocasionou várias consequências psicossociais, destacando-se: medo, tristeza, arrependimento, desânimo, atraso nos estudos e tornar-se mãe antes de completar 18 anos de idade. Estes achados sugerem a implementação de políticas de assistência estudantil, de programas de acompanhamento psicossocial e de educação sexual na escola, bem como a realização de </span><span class="fontstyle0">futuras pesquisas de natureza qualitativa em diferentes escolas para melhor compreender o fenómeno estudado e sugerir medidas de prevenção, mitigação e combate mais apropriadas. <br /></span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/18 SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES MOÇAMBICANOS DO ENSINO SUPERIOR 2021-05-20T11:17:18+00:00 Amélia Cassambai améliacassambai@gmail.com Gildo Aliante aliantegildo@yahoo.com.br <p><span class="fontstyle0">Os estudantes do ensino superior são considerados sujeitos propensos ao desenvolvimento de problemas de saúde mental e física, devido às dificuldades e problemas que enfrentam ao longo do seu percurso académico e </span><span class="fontstyle2">déficit </span><span class="fontstyle0">de maneio das situações </span><span class="fontstyle2">estressoras</span><span class="fontstyle0">. O objectivo deste artigo foi de mapear as pesquisas empíricas sobre sofrimento psíquico em estudantes moçambicanos do ensino superior. Os trabalhos analisados foram obtidos nas bases de </span><span class="fontstyle2">Scientific Electronic Library Online </span><span class="fontstyle0">(SciELO) e </span><span class="fontstyle2">Google </span><span class="fontstyle0">académico. Para a busca dos trabalhos foram usados os seguintes descritores combinados: saúde mental, sofrimento psíquico, adoecimento psíquico em estudantes moçambicanos, emergindo cinco produções académicas que se enquadravam nos critério definidos e que foram analisados. Os resultados demonstram a existência de sofrimento psíquico nos estudantes, caracterizado pela presença de sintomas de </span><span class="fontstyle2">stress </span><span class="fontstyle0">e </span><span class="fontstyle2">burnout</span><span class="fontstyle0">. Houve predomínio de pesquisas quantitativas com uso de questionários padronizados, envolvendo estudantes do ensino público. Concluiu-se que a investigação do sofrimento psíquico encontra-se na fase incipiente, destacando-se a necessidade de realizar mais pesquisas no futuro envolvendo estudantes de sector privado e público situados em todas as regiões do país. Tais pesquisas podem explorar, também, outros fenómenos (ex: ansiedade, depressão), bem como factores </span><span class="fontstyle2">estressores</span><span class="fontstyle0">.</span></p> 2021-05-20T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI