SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES MOÇAMBICANOS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Amélia Fernanda de Castro Cassambai Universidade Rovuma
  • Gildo Aliante

Palavras-chave:

Saúde mental, Sofrimento psíquico, Estuantes, Ensino superior

Resumo

Os estudantes do ensino superior são considerados sujeitos propensos ao desenvolvimento de problemas de saúde mental e física, devido às dificuldades e problemas que enfrentam ao longo do seu percurso académico e déficit de maneio das situações estressoras. O objectivo deste artigo foi de mapear as pesquisas empíricas sobre sofrimento psíquico em estudantes moçambicanos do ensino superior. Os trabalhos analisados foram obtidos nas bases de Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google académico. Para a busca dos trabalhos foram usados os seguintes descritores combinados: saúde mental, sofrimento psíquico, adoecimento psíquico em estudantes moçambicanos, emergindo cinco produções académicas que se enquadravam nos critério definidos e que foram analisados. Os resultados demonstram a existência de sofrimento psíquico nos estudantes, caracterizado pela presença de sintomas de stress e burnout. Houve predomínio de pesquisas quantitativas com uso de questionários padronizados, envolvendo estudantes do ensino público. Concluiu-se que a investigação do sofrimento psíquico encontra-se na fase incipiente, destacando-se a necessidade de realizar mais pesquisas no futuro envolvendo estudantes de sector privado e público situados em todas as regiões do país. Tais pesquisas podem explorar, também, outros fenómenos (ex: ansiedade, depressão), bem como factores estressores.

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Publicado

20-05-2021

Como Citar

Cassambai, A., & Aliante, G. (2021). SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES MOÇAMBICANOS DO ENSINO SUPERIOR. REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI, 3(2), 161–178. Obtido de https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/18

Edição

Secção

LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS