A SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULAS: SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Ensino - aprendizagem, Superlotação, Sala de aulas, AlunosResumo
O presente trabalho tem como objectivo conhecer as implicações da superlotação das salas de aulas no processo de ensino e aprendizagem. Pretende saber até que ponto a superlotação das salas de aula influencia no processo de ensino aprendizagem. Foram investigados 10 participantes (seis professores, três alunos e um director adjunto pedagógico), os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada. A análise qualitativa dos dados, feita através da técnica de análise de conteúdo, mostrou que a superlotação das salas de aulas dificulta a interacção do aluno - professor, ao professor lhe torna difícil acompanhar todos os alunos e os alunos aprendem com dificuldades. Conclui-se que a motivação dos professores para ensinar é influenciada pelo número de alunos existentes em cada turma e a aprendizagem destes é bastante influenciada pela motivação do professor, bem como pela relação professor/aluno. A superlotação das salas de aulas provoca o fracasso escolar dos alunos, o incumprimento das actividades escolares e a desatenção dos alunos. Sugere-se que o número dos alunos deve corresponder a 40 - 45 a cada turma.