A SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULAS: SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • João Pedro Wing

Palavras-chave:

Ensino - aprendizagem, Superlotação, Sala de aulas, Alunos

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo conhecer as implicações da superlotação das salas de aulas no processo de ensino e aprendizagem. Pretende saber até que ponto a superlotação das salas de aula influencia no processo de ensino aprendizagem. Foram investigados 10 participantes (seis professores, três alunos e um director adjunto pedagógico), os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada. A análise qualitativa dos dados, feita através da técnica de análise de conteúdo, mostrou que a superlotação das salas de aulas dificulta a interacção do aluno - professor, ao professor lhe torna difícil acompanhar todos os alunos e os alunos aprendem com dificuldades. Conclui-se que a motivação dos professores para ensinar é influenciada pelo número de alunos existentes em cada turma e a aprendizagem destes é bastante influenciada pela motivação do professor, bem como pela relação professor/aluno. A superlotação das salas de aulas provoca o fracasso escolar dos alunos, o incumprimento das actividades escolares e a desatenção dos alunos. Sugere-se que o número dos alunos deve corresponder a 40 - 45 a cada turma.

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Publicado

20-05-2021

Como Citar

Wing, J. (2021). A SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULAS: SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. JÚNIOR - REVISTA DISCENTE DA UNIROVUMA, 1(1), 102–112. Obtido de https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/j-rdur/article/view/29

Edição

Secção

LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS