Informação para Autores

Directrizes para autores

A Junior recebe artigos escritos em português. Os artigos (textos) submetidos serão examinados pela Comissão Editorial e pareceristas ad hoc, que não apresentem conflitos de interesse com a pesquisa, para avaliação do conteúdo, forma e qualidade. Se a Comissão Editorial concluir que o trabalho está em condições científicas e técnicas favoráveis será encaminhado aos pareceristas (processo double mind) para avaliação.

Todos os artigos submetidos para a publicação na revista Júnior serão objecto de revisão cega por pares, procurando-se que cada artigo seja avaliado por pelo menos dois pareceristas, que poderão recomendar ao editor para: (i) rejeitar o artigo; (ii) aceitar condicionalmente o artigo ou (iii) aceitar o artigo sem alterações. A decisão editorial sobre a aceitação ou não do artigo ocorrerá, sempre que possível, no prazo de 90 dias, contando a partir da data de submissão.

A selecção dos artigos para a publicação adopta os critérios de relevância do tema, originalidade, consistência, forma de apresentação dos resultados, qualidade e pertinência das evidências que apoiam os argumentos, validade dos dados apresentados, rigor da abordagem teórica e metodológica e, actualidade e adequação das referências contidas no trabalho. A publicação é dependente da aprovação de pelo menos dois avaliadores, bem como a adequação do artigo às orientações contidas neste documento.

Todas as decisões são comunicadas por escrito ao autor principal. Se um artigo for rejeitado, os autores receberão uma carta do editor com as justificativas. No caso de aceitação condicional, será solicitado aos autores que revisem o artigo para incluir as questões e recomendações dos pareceristas. O texto poderá ser submetido a tantas revisões quanto forem necessárias, assegurando que os autores tenham abordado adequadamente todas as questões suscitadas. Cabe à revista a exclusividade na publicação dos artigos aprovados.

Os textos completos deverão ser devidamente revistos pelo autor, digitados no formato de arquivo Word ou compatível e sem numeração das páginas. Para além da qualidade científica, os autores são os únicos responsáveis pelos aspectos linguísticos de seus textos e a Revista Júnior exige elevados padrões de qualidade da escrita, não aceitando artigos que apresentam erros ortográficos, gramaticais ou de outra natureza de utilização da língua.

A remessa dos artigos para publicação, bem como toda a correspondência de seguimento que se fizer necessária, devem ser encaminhados por correio electrónico da revista para o e-mail revistajunior@unirovuma.ac.mz O autor, ao enviar o seu trabalho, estará automaticamente a concordar com a sua publicação e deve estar apto, quando necessário, a realizar as correcções do texto com as modificações sugeridas dentro do prazo estabelecido pelo editor. A coordenação da revista reserva-se o direito de não devolução dos originais aos respectivos autores. Os autores cedem à Imprensa e Editora da Universidade Rovuma os direitos autorais sobre os textos aceites para publicação na Junior.

Ao submeter um texto à revista Júnior assume-se que ele não foi publicado previamente e não está sob consideração para publicação em outro veículo de publicação. Para maior diversidade de temas e alcance acadêmico da revista, a quantidade de submissões por autor é limitada a um artigo a cada número, podendo figurar como co-autor em até dois artigos.  O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade dos seus autores, não podendo ocorrer plágio, auto-plágio ou dados fraudulentos; incluindo o dever de respeitar os padrões éticos e legais inerentes à realização de pesquisas com seres humanos. A veracidade de fontes, conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Não se exige qualquer taxa para a submissão, avaliação ou publicação de artigos na Júnior.

Tipologia de artigos aceite pela revista

Artigo original: relato completo da investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica.

Artigo de revisão: trabalhos que não demandam pesquisa empírica, restringindo-se à revisão crítica de constructos teóricos mediante consulta, análise e interpretação da literatura pertinente ou análise de aspectos teóricos que gerem questionamento de modelos existentes e/ou à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Têm por objectivo resumir, analisar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. Subtópicos necessários: introdução, fundamentação teórica, discussão ou apresentação das informações do trabalho e considerações finais.

Especificações técnicas dos artigos

Os textos devem ter no máximo 15 páginas, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, margem superior 3cm e inferior de 2 cm, margem esquerda 3 cm e direita 2 cm, em tamanho A4, e espaçamento entre linhas e entre parágrafos de 1.5 cm.

Apresentação dos artigos

Título e Subtítulo (se for o caso): devem reflectir o conteúdo do trabalho, ser o mais ilustrativo e conciso possível, indicando claramente o conteúdo do texto, não devendo exceder 15 palavras. Título e subtítulos deverão estar centralizados, em negrito e em letras maiúsculas, tamanho 12.

Identificação dos autores: o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) constar abaixo do título, na segunda linha à direita. Em nota de rodapé, todos autores devem incluir uma breve descrição sobre a titulação, área académica em que actuam, afiliação institucional e a sua formação e, incluindo o e-mail do autor responsável para correspondência.

Resumo: contém um breve sumário de cada uma das principais seções do artigo; é informativo e conciso; indica o objetivo do estudo e o alcance da investigação; descreve os métodos empregues; apresenta os principais resultados e conclusões mais importantes; deve ser redigido em língua portuguesa, com um máximo 250 palavras, em um único parágrafo, espaçamento 1, tamanho de letra 12 e, no final, conter 3 a 5 palavras-chave ou descritores, separados por ponto e vírgula (;) e iniciados em letras maiúsculas. O resumo deve reflectir os aspectos fundamentais do trabalho, representar de forma fiel o seu conteúdo; não deve conter citações.

No caso de artigos originais (estudos empíricos), exorta-se que o artigo inclua os seguintes secções:

Introdução: se faz apresentação do problema ou objecto de estudo e se faz afirmações genéricas sobre o que já se conhece sobre o tema, bem como a apresentação da justificativa - pertinência e interesse do objecto investigado e, finalizar com a indicação das hipóteses (se aplicável) e objectivo do artigo.

Metodologia: descrever os procedimentos básicos utilizados, incluir participantes, instrumentos, a forma como foram colectados os dados; apresentar os equipamentos usados, arranjo experimental e principais componentes, e discutir sua precisão; apresentar reagentes usados e fabricantes; discutir como os dados foram analisados e como as incertezas foram consideradas.

Resultados e Discussão: apresentar as descobertas do estudo, podendo ser apresentados com figuras e tabelas que ilustrem pontos importantes, a validade, senso crítico e significado do trabalho, articulando os resultados obtidos com os disponíveis na literatura (as semelhanças e discrepâncias com outros autores), assim como incluir limitações e perspectiva futuras; a discussão explica os resultados mas não os interpreta. Deve conter uma apresentação concisa da síntese dos achados obtidos e podem ser apresentados em separado ou, preferencialmente juntos. Se apresentados em separado, a discussão não deve conter repetição da descrição dos resultados. Deve-se ter especial cuidado para não repetir no texto todos os dados das figuras e tabelas.

Conclusões e/ou Considerações Finais: devem ser concisas e responder exclusivamente aos objectivos propostos e ter uma coerência com os dados apresentados no trabalho; enfatize a contribuição científica do estudo; interprete os resultados e discuta suas implicações; sumarize as deduções lógicas que são independente das condições específicas do estudo em questão, descobertas específicas do estudo, e opinião ou recomendação do(s) autor(es); comente as limitações decorrentes do próprio delineamento de pesquisa.

Referências

Citações no texto e referências

No que diz respeito as citações no texto e as referências bibliográficas, a Revista Júnior adopta as normas APA (American Psychological Association), 6ª edição. As referências bibliográficas devem conter apenas os autores e textos citados no trabalho, dispostas por ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores, que não deve ser substituído por traços ou travessões. A exactidão e adequação das referências bibliográficas consultadas e mencionadas no texto são de exclusiva responsabilidade dos autores. Evite o número excessivo de referências, seleccionando as mais relevantes para cada afirmação e dando preferência para os trabalhos mais recentes.

Notas de rodapé

As Notas de rodapé, quando houver, deverão ser substantivas, exclusivamente explicativas, e não bibliográficas, e dizerem respeito a informações e/ou comentários complementares, sendo numeradas consecutivamente em numeração árabe e sequenciadas ao longo do texto, procurando evitar, tanto quanto possível, o uso das mesmas; devem ser formatadas automaticamente. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e inserida no rodapé da página em que são indicadas.

Tabelas e Figuras

As Tabelas e Figuras devem ser claros, ilustrativos e pertinentes ao texto. Eles servem à elucidação, explicação e simplificação do entendimento do texto, devendo ser auto-explicativos (conter os elementos que possibilitem a leitura e compreensão sem recorrer ao texto). Não se deve exagerar no recurso a este tipo de ilustração gráfica, procurando descrever, ainda de que forma sucinta, os resultados produzidos. As palavras Tabela e Figura que aparecem no texto, devem, sempre, ser escritas com a inicial maiúscula, e as demais letras devem ser minúsculas e, devem estar acompanhadas dos respectivos número ao qual se referem. Os títulos das Tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas e os títulos das Figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas, na parte inferior, sempre em letras minúsculas. Deve constar a indicação da fonte das Tabelas e Figuras retirados de outros trabalhos.

A Comissão Editorial