ENSINO BILINGUE EM ANCUABE: EXPERIÊNCIAS DE (IN)SUCESSO

Autores/as

  • David David
  • Francisco Francisco
  • Vinólia Francisco

Palabras clave:

Ancuabe, Bilingue, Experiências, Ensino primário

Resumen

Este estudo surge da necessidade de compreender as experiências de (in)sucesso no contexto da educação bilingue. Tal iniciativa explica-se pelo facto de Moçambique ser um país multilingue com mais de vinte (20) línguas Bantu, razão pela qual no passado o insucesso escolar foi frequentemente explicado e associado ao sistema monolingue, dadas as dificuldades de domínio da língua oficial portuguesa por alunos do ensino primário. Partindo do modelo de interdependência linguística de Cummins, o estudo inclui uma abordagem qualitativa sob a análise de conteúdo temática de Bardin. Para o efeito, foram realizadas entrevistas estruturadas com seis (6) professores e três (3) membros do conselho, de três (3) escolas primárias do distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, respectivamente. Diante disso, foi garantido o anonimato e o livre consentimento dos participantes. Feita a inferência, os resultados apontam para (i) falta de formação de professores, (ii) recursos educacionais insuficientes, (iii) necessidade de formação na área e (iv) necessidade de envolvimento parental activo no processo, como sendo os factores implicados no insucesso do ensino bilingue. Das limitações do estudo, mais pesquisas podem ser realizadas, abrangendo mais escolas da região e do país. Além disso, estudos quantitativos podem aprofundar o comportamento do constructo, mais para aspectos sociopolíticos e psicossociais de gestores, professores e alunos.

Publicado

2021-05-20

Cómo citar

David, D. ., Francisco, F., & Francisco, V. (2021). ENSINO BILINGUE EM ANCUABE: EXPERIÊNCIAS DE (IN)SUCESSO. REVISTA CIENTÍFICA SUWELANI, 3(2), 61–72. Recuperado a partir de https://ceadur.ac.mz/revistasunirovuma/index.php/rcs/article/view/11

Número

Sección

LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS