PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO SUMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LUANDA, VILA DE MUIDUMBE
Palabras clave:
Aprendizagem, Avaliação sumativa, Ensino, ProfessoresResumen
O presente trabalho, intitulado percepção dos professores em relação à avaliação sumativa no PEA: Um estudo na Escola Secundária de Luanda, vila de Muidumbe, tem como objectivo, analisar as percepções dos professores em relação à avaliação sumativa no PEA. É comum, observar alguns professores a se fixarem nessa modalidade de avaliação, para obterem as notas dos alunos, sem ter em conta as qualidades e habilidades que os mesmos apresentam. A pesquisa trabalhou com uma amostra de oito professores, é exploratória-descritiva e a sua abordagem é qualitativa. Os resultados da pesquisa revelam que, os professores usam diversas metodologias para avaliar os seus alunos, mas se fixam na avaliação sumativa em sua maioria, onde controlam e mensuram os seus alunos através das provas escritas, para obter resultados quantitativos e alcançar os seus objectivos. Conclui-se que ao analisar as condições da educação no momento actual percebeu-se que ainda precisamos enfrentar um longo caminho para que as mudanças possam ocorrer efectivamente no processo de avaliação. Os obstáculos persistem no uso da avaliação tradicional, devido as representações, valores, concepções que estão enraizadas e funcionam como elemento de resistência à construção de novas práticas. Sugere que os professores olhem a avaliação como um instrumento de transformação do indivíduo. Espera-se, com esta pesquisa, despertar atenção aos professores daquela escola e no geral sobre a aplicação da avaliação sumativa no Processo de Ensino e Aprendizagem